Adopte um Jornalista
O CampaignDesk.org n�o � a �nica institui��o nos EUA dedicada a um acompanhamento cr�tico dos "media". Outros exemplos: a Accuracy in Media, o Media Research Center, a FAIR, o Center for Media & Democracy. Na Internet ainda h� muitos outros "observat�rios" individuais.
Este ano surgiu um fen�meno curioso: o "Adopt-a-journalist". Uma s�rie de invid�duos iniciaram "blogs" na Internet com o objectivo de escrutinar exaustivamente cada um dos artigos de um jornalista em particular.
O mais famoso destes "blogs" era o Wilgoren Watch, que se dedicava a criticar cada palavra escrita pela jornalista Jodi Wilgoren - a rep�rter do "New York Times" que cobria a campanha de Howard Dean. Mas havia mais, direccionados a rep�rteres como Nedra Pickler (da Associated Press) e mesmo a colunistas como Mona Charen (cujos artigos de opini�o s�o publicados em v�rios jornais).
Desde o final de Janeiro (quando Howard Dean come�ou a ficar fora da corrida) que a maior parte destes "blogs" n�o � actualizada. Mas o conceito de "adoptar um jornalista" ficou. O tipo de an�lise nos "blogs" de "Adopt-a-Journalist" � muito diferente do feito pelo CampaignDesk.org, mas Steve Lovelady reconhece-lhes virtudes.
Lovelady admite que estes "blogs" podem tornar-se numa "persegui��o" a um jornalista, mas tamb�m acha que n�o � mau que "os jornalistas tenham de prestar mais aten��o" ao que escrevem ou dizem: "No fundo, � uma forma de os jornalistas provarem o mesmo rem�dio que d�o aos pol�ticos".
Dica de P�blico
Este ano surgiu um fen�meno curioso: o "Adopt-a-journalist". Uma s�rie de invid�duos iniciaram "blogs" na Internet com o objectivo de escrutinar exaustivamente cada um dos artigos de um jornalista em particular.
O mais famoso destes "blogs" era o Wilgoren Watch, que se dedicava a criticar cada palavra escrita pela jornalista Jodi Wilgoren - a rep�rter do "New York Times" que cobria a campanha de Howard Dean. Mas havia mais, direccionados a rep�rteres como Nedra Pickler (da Associated Press) e mesmo a colunistas como Mona Charen (cujos artigos de opini�o s�o publicados em v�rios jornais).
Desde o final de Janeiro (quando Howard Dean come�ou a ficar fora da corrida) que a maior parte destes "blogs" n�o � actualizada. Mas o conceito de "adoptar um jornalista" ficou. O tipo de an�lise nos "blogs" de "Adopt-a-Journalist" � muito diferente do feito pelo CampaignDesk.org, mas Steve Lovelady reconhece-lhes virtudes.
Lovelady admite que estes "blogs" podem tornar-se numa "persegui��o" a um jornalista, mas tamb�m acha que n�o � mau que "os jornalistas tenham de prestar mais aten��o" ao que escrevem ou dizem: "No fundo, � uma forma de os jornalistas provarem o mesmo rem�dio que d�o aos pol�ticos".
Dica de P�blico
Sem comentários:
Enviar um comentário