Como triunfar
no Jornalismo pós-moderno
no Jornalismo pós-moderno
Por Marko Ajdaric
1) Qualquer notícia é qualquer notícia.
2) Os factos não têm história.
3) O quê é mais importante do que o por que.
4) Não se ligue em essências. A aparência é o que vale.
5) Não há versões, nem análises. Só os mesmos factos de sempre.
6) Mentir não é um problema. Desde que seja a mentira da moda.
7) Não deixe as pessoas descobrirem o que você não possa dominar.
8) Fale sempre dos mesmos assuntos.
9) Elogie sempre o que já está em evidência.
10) Fale mal de alguém na página 2 e de outro na página 4 e venda o seu jornal para ambos.
11) Nunca trate nada com profundidade. Assim, quando você descartar um assunto, ninguém vai perceber.
12) Nunca mostre a essência de um governo. Siga o factóide do dia.
13) Ponha bastante expressões estrangeiras. Assim, vão acreditar que você é entendido.
14) Não mostre outras fontes. Não corra o risco de fugirem da sua verdade.
15) Caso você tenha opinião, não deixe que percebam.
16) Se a notícia não agrada ao seu anunciante - ou ao dono do grupo que controla o jornal onde trabalha -, você não a viu.
17) Não existem outras versões de um facto além da nossa.
18) Se o citado é um ícone nosso, destaque-o no título (Ex: 'O New York Times'), senão, omita-o '(Ex: 'jornal').
19) Não importa o que aconteça na economia real: a manchete sempre tem que ser sobre bolsas de valores.
20) Não estude. Basta seguir esta cartilha.
Alguém quer acrescentar mais algum ponto?
1) Qualquer notícia é qualquer notícia.
2) Os factos não têm história.
3) O quê é mais importante do que o por que.
4) Não se ligue em essências. A aparência é o que vale.
5) Não há versões, nem análises. Só os mesmos factos de sempre.
6) Mentir não é um problema. Desde que seja a mentira da moda.
7) Não deixe as pessoas descobrirem o que você não possa dominar.
8) Fale sempre dos mesmos assuntos.
9) Elogie sempre o que já está em evidência.
10) Fale mal de alguém na página 2 e de outro na página 4 e venda o seu jornal para ambos.
11) Nunca trate nada com profundidade. Assim, quando você descartar um assunto, ninguém vai perceber.
12) Nunca mostre a essência de um governo. Siga o factóide do dia.
13) Ponha bastante expressões estrangeiras. Assim, vão acreditar que você é entendido.
14) Não mostre outras fontes. Não corra o risco de fugirem da sua verdade.
15) Caso você tenha opinião, não deixe que percebam.
16) Se a notícia não agrada ao seu anunciante - ou ao dono do grupo que controla o jornal onde trabalha -, você não a viu.
17) Não existem outras versões de um facto além da nossa.
18) Se o citado é um ícone nosso, destaque-o no título (Ex: 'O New York Times'), senão, omita-o '(Ex: 'jornal').
19) Não importa o que aconteça na economia real: a manchete sempre tem que ser sobre bolsas de valores.
20) Não estude. Basta seguir esta cartilha.
Alguém quer acrescentar mais algum ponto?
Sem comentários:
Enviar um comentário