Cursos de Comunicação
muito teóricos
muito teóricos
Os cursos de Ciências da Comunicação, que começaram a proliferar em Portugal nos anos 90, não são hoje tão bem vistos pelo mercado quanto se poderia pensar. Embora a visão de directores, chefes de redacção e jornalistas não seja forçosamente negativa, há aspectos do curso que todos os anos manda para o mercado centenas de licenciados que poderiam ser melhorados.
É esta a visão de um estudo publicado no último número da revista Media XXI, ao inquirir a opinião de responsáveis do sector sobre a qualidade das licenciaturas e se estas se enquadram nas necessidades do mercado de trabalho.
Os cursos de comunicação são considerados muito teóricos (segundo 58% dos inquiridos) e não vão ao encontro das necessidades do mercado (51%). Metade das pessoas ouvidas pela Media XXI acha mesmo que a qualidade dos cursos é "inferior à dos outros países europeus". Curiosamente, uma esmagadora maioria defende (79%) que a entrada no mundo do jornalismo não deve estar só aberta a licenciados em Ciências da Comunicação, mas também de outras áreas.
A visão partilhada pelos entrevistados é a de que "as universidades oferecem licenciaturas a mais e qualidade a menos" (63%), os professores deveriam ter mais qualidade (56%), as escolas carecem de melhores infra-estruturas (61%) e apoio pedagógico (66%). E pensam que a procura destes cursos se deve à maior facilidade de acesso (55%) e porque os cursos de comunicação estão na moda (50%).
REACÇÕES. Martim Cabral, gestor da redacção e responsável pelos estagiários da SIC, concorda que os cursos são "muito teóricos". "Passam por mim dezenas de alunos que relatam as deficiências dos cursos", refere, e acrescenta que isso se reflecte no seu desempenho. É de opinião que os alunos não fazem filmagens e montagens suficientes, o que é "inaceitável para quem chega à televisão". Para Martim Cabral, "o jornalismo não se aprende numa aula, aprende-se na rua".
"Há uma natureza prática limitada", diz Estrela Serrano, docente na Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, sublinhando a importância de os professores serem jornalistas, o que nem sempre acontece. "As universidades não estão apetrechadas para simular situações reais", reconhece, mas pensa que esta realidade "está a evoluir no ensino politécnico".
"Não estranho que os profissionais não vejam a formação teórica como importante", mas "quem exerce esta profissão não pode dispensar a reflexão e a discussão teóricas sobre o jornalismo", contrapõe Estrela Serrano.
Dica de DN
Aceitam-se outras opiniões.
É esta a visão de um estudo publicado no último número da revista Media XXI, ao inquirir a opinião de responsáveis do sector sobre a qualidade das licenciaturas e se estas se enquadram nas necessidades do mercado de trabalho.
Os cursos de comunicação são considerados muito teóricos (segundo 58% dos inquiridos) e não vão ao encontro das necessidades do mercado (51%). Metade das pessoas ouvidas pela Media XXI acha mesmo que a qualidade dos cursos é "inferior à dos outros países europeus". Curiosamente, uma esmagadora maioria defende (79%) que a entrada no mundo do jornalismo não deve estar só aberta a licenciados em Ciências da Comunicação, mas também de outras áreas.
A visão partilhada pelos entrevistados é a de que "as universidades oferecem licenciaturas a mais e qualidade a menos" (63%), os professores deveriam ter mais qualidade (56%), as escolas carecem de melhores infra-estruturas (61%) e apoio pedagógico (66%). E pensam que a procura destes cursos se deve à maior facilidade de acesso (55%) e porque os cursos de comunicação estão na moda (50%).
REACÇÕES. Martim Cabral, gestor da redacção e responsável pelos estagiários da SIC, concorda que os cursos são "muito teóricos". "Passam por mim dezenas de alunos que relatam as deficiências dos cursos", refere, e acrescenta que isso se reflecte no seu desempenho. É de opinião que os alunos não fazem filmagens e montagens suficientes, o que é "inaceitável para quem chega à televisão". Para Martim Cabral, "o jornalismo não se aprende numa aula, aprende-se na rua".
"Há uma natureza prática limitada", diz Estrela Serrano, docente na Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, sublinhando a importância de os professores serem jornalistas, o que nem sempre acontece. "As universidades não estão apetrechadas para simular situações reais", reconhece, mas pensa que esta realidade "está a evoluir no ensino politécnico".
"Não estranho que os profissionais não vejam a formação teórica como importante", mas "quem exerce esta profissão não pode dispensar a reflexão e a discussão teóricas sobre o jornalismo", contrapõe Estrela Serrano.
Dica de DN
Aceitam-se outras opiniões.
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