quarta-feira, setembro 10, 2003

Regressado de férias, deixo aqui mais alguns comentários colocados nos dois Fóruns que eu criei: Fim do Jornalismo? e Fim do Diploma = Fim do Jornalismo???

"Parece-me que diploma e jornalismo sobrevivem bem um sem o outro. Em Portugal, os cursos de comunicação social nasceram nos anos 80. E é óbvio que já antes havia grandes jornalistas que aprenderam na prática, na escola das redacções. Além disto, não me parece que os cursos tenham contribuído para um aumento da qualidade do jornalismo que se pratica. A crise actual é de valores, é de ética, é de deontologia, é de respeito... Coisas que só muito ao de leve se abordam nas nossas universidades. Se calhar até já nem se abordam em sítio nenhum. Falo por mim. Se soubesse o que sei hoje, não teria tirado comunicação social. Teria tirado... História. E claro que podia ser jornalista à mesma, e provavelmente, com uma bagagem cultural bem mais interessante. Ainda hoje, muitos dos nossos grandes jornalistas não o são por formação. São médicos, advogados, economistas.. E nem por isso fazem mau jornalismo. A grande lição da actualidade é o excessivo respeito pelo poder económico que controla tudo e exerce censura sobre os jornalistas receosos de perder o posto de trabalho. A questão Joel, não é se a internet ou os cursos vão pôr fim ao jornalismo tal como o conhecemos. A questão é, será que alguma vez os jornalistas serão livres para exercer a sua profissão? É essa falta de liberdade que me faz duvidar da real existência do jornalismo e me faz pensar se não andaremos todos a enganar os outros e a nós próprios... A internet não é nenhum papão. É só o futuro!"

"Não, na verdade a internet veio realmente para axiliar e ajudar os profissionais da area de jornalismo além de criar um campo difernte e agil em seu trabalho trazendo o mundo cada dia mais perto que éw o que o jornalista precisa para ser atual e atualizar seu espectadores."

"Você acha que uma pessoa, só por que sabe receitar remédios é um médico? Com o jornalismo é a mesma coisa, não adianta só saber escrever, tem que nascer jornalista, apurar o faro... é pra isso que serve a faculdade, o diploma é só consequência..."

Aguardo, como sempre, mais comentários...

Sem comentários: