sexta-feira, maio 23, 2003

Dois textos, com o mesmo conte�do:

O futuro do Jornalismo em debate

Na Universidade de Columbia, membros da Escola de Jornalismo, de outros departamentos e escolas e jornalistas reuniram-se de Outubro de 2002 a Mar�o de 2003 para debater como as Escolas de Jornalismo preparam os alunos para um mundo em constante mudan�a e qual o papel dos media na sociedade.
O Presidente da Universidade de Columbia referiu que o jornalismo e a imprensa livre s�o as institui��es mais importantes do mundo moderno. Disse tamb�m que �a democracia, a sociedade civil e os mercados livres n�o podiam existir sem os media�. Esta � uma profiss�o que ganha peso no mundo actual.
Para ele n�o � explic�vel que as press�es econ�micas afectem a qualidade do jornalismo. Acima de tudo, os jornalistas devem ter em considera��o o interesse p�blico.
As universidades devem fornecer aos estudantes conhecimentos e capacidades intelectuais que lhes permitam entender v�rias �reas. Ele acentua mesmo que as escolas profissionais devem real�ar as capacidades dos estudantes e explicar tudo o que possa familiarizar os jovens para o jornalismo. Para tal devem ser reajustados os cursos e criar novos programas ajustados a tais objectivos. A discuss�o deve ser privilegiada como m�todo nas aulas para que cada um possa desenvolver a sua perspectiva face a um assunto e assim, comunicar.
Paralelamente, os estudantes devem ter um elevado n�vel de conhecimentos sobre o tema que est�o a tratar porque o contexto � fundamental numa not�cia. N�o basta apenas relatar o evento, mas explicar do que se trata. Aqui surge o problema da especializa��o que pode levantar certos riscos: os jornalistas ficam vocacionados para uma audi�ncia espec�fica. � necess�rio ter uma vis�o abrangente e adaptar-se �s �reas que est�o em voga na sociedade.
A aprendizagem n�o deve ser apenas na sala de aula, mas deve estender-se a exerc�cios pr�ticos no decorrer do curso. O curr�culo n�o devia condicionar o sal�rio dos jornalistas e deviam ser criados benef�cios para incentivar os jovens.
Por �ltimo, mencionou que nunca teremos um sistema oficial de licenciatura de jornalistas e que ser jornalista sem diploma continua a ser uma realidade.

Dica de Diurnalis_Digitalis

O Futuro do Ensino Jornal�stico

A Universidade de Columbia reuniu um grupo de profissionais do jornalismo, no per�odo de Outubro a Mar�o deste ano, com o objectivo de criar um espa�o de discuss�o sobre uma poss�vel escola-modelo de jornalismo para o S�culo XXI. Nestes encontros reuniram-se jornalistas de v�rios �rg�os de comunica��o social, membros da Escola de Jornalismo e tamb�m alguns elementos de outros departamentos e escolas desta universidade.
Bollinger, mediador e impulsionador desta iniciativa, come�ou por lembrar a import�ncia que o jornalismo tem na sociedade civil moderna. A verdade � que o Jornalismo tem um grande destaque no mundo moderno, e define cada vez mais a sociedade global. Contudo, este destaca tamb�m o facto de existirem v�rios constrangimentos e press�es no exerc�cio jornal�stico.
No entanto, todas estas quest�es devem ser colocadas tendo em conta o papel da forma��o universit�ria na �rea jornalistica, afirma Bollinger. Desta forma, esclareceu de que modo uma escola de jornalismo deve proceder para que as compet�ncias dos futuros jornalistas sejam aquelas que se esperam. Um ponto essencial desta discuss�o foi a quest�o jornalista especializado vs jornalista polivalente. Bollinger defende que o o ensino do jornalismo deve munir os futuros profissionais de no��es b�sicas em diversas �reas, que permitissem ao aluno adquirir conhecimentos mais abrangentes do que os da sua pr�pria �rea. Por�m, reafirma a extrema necessidade de criar condi��es para a exist�ncia de um exerc�cio pr�tico extracurricular.
Mas o ensino do jornalismo ainda � atravessado por dificuldades, que passam pelos baixos sal�rios dos profissionais de jornalismo. Al�m disso, o facto de se poder ser jornalista sem uma forma��o espec�fica faz com que as pessoas enveredem pelo trabalho em vez da forma��o universit�ria.
Bollinger pretende contrariar esta tend�ncia, idealizando um ensino do jornalismo que seja essencial para a sua pr�tica.

Dica de Jornalista.com

Sem comentários: