segunda-feira, maio 26, 2003

No suplemento de hoje dedicado aos computadores do Jornal Público, vem um artigo interessante dedicado aos blogs intitulado 'Falar de 'Blogs'.

E, acerca da relação dos jornalistas e do jornalismo com os blogs, o autor do artigo - Pedro Fonseca - refere que "...uma tendência sempre recorrente é equiparar ou confrontar os "blogs" com o jornalismo. São mundos que "não colidem", antes se realimentam, e assim deverá continuar a suceder - referiu a Computadores Dan Gillmor, o conhecido colunista do "San Jose Mercury News", do Silicon Valley, que está a preparar um livro onde aborda este assunto".

A seguir, "...mas estando os jornalistas sujeitos a um maior escrutínio por parte dos "bloggers", o que sucederá no campo mediático? "Não existe jornalismo objectivo, porque os jornalistas são humanos", lembrou Weinberger, enquanto os "blogs" introduzem uma nova dimensão, a da multi-subjectividade, que, sendo a expressão pública de diferentes pontos de vista, "vai transformar o que esperamos dos jornalistas". "Vão continuar a falar com quem não podemos mas com ligação a este espaço comunicativo".

Sem comentários: