sábado, janeiro 10, 2004

Liberdade de Imprensa


“O Sindicato dos Jornalistas não compreende qualquer alteração legislativa que conduza a maiores limitações à liberdade de imprensa”, afirmou em comunicado divulgado ontem, em que dá conta do seu pedido de uma reunião com carácter de urgência ao presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, e à presidente da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Assunção Esteves.

Por outro lado, Durão Barroso afirmou ontem, em Coimbra, que "não se justifica nenhuma limitação à liberdade de imprensa". "A liberdade de imprensa, para mim, é sagrada", insistiu, sublinhando que "o importante é aplicar as leis do Estado de Direito Democrático", afirmando que "todos nós, políticos, magistrados e jornalistas, estamos obrigados a cumprir a lei e a lei - não só a lei ordinária mas a própria Constituição - impõe o respeito pelo segredo de justiça".

Também Jorge Castro, num artigo de opinião publicado no Notícias Lusófonas, escreve que "... há sobejas provas de que alguns deles [Jornalistas] julgam que estão [acima da lei], tal a forma irresponsável como prestam o seu serviço. Na ânsia de uma boa manchete, assiste-se a (quase) tudo, menos a jornalismo.


Uma coisa é certa: onde é que está o segredo de justiça, neste País, e quem é que o cumpre? Por outro lado, muitos jornalistas usam e abusam da liberdade de imprensa para dizerem e fazerem tudo o que lhes vai na alma... ou estarei enganado???

Sem comentários: