segunda-feira, outubro 31, 2005

«Agências noticiosas em perigo»

Anónio Granado no Ponto Media chama atenção para algo que se enquadra com o tema deste blog. As agências noticiosas já não conseguem cumprir a sua função... Será também por "culpa" dos blogs???
transcrição:
  • Agências noticiosas em perigo
    O MEDIA Culpa diz que o maior jornal sueco, o Dagens Nyheter, abandonou o serviço da agência noticiosa nacional, uma medida que já tinha sido seguida pelo gratuito Metro. As razões da decisão são duas: o que recebem não justifica o preço; nos tempos que correm, é preciso ser dono do material, para poder revendê-lo para outros suportes. Diz o director do Dagens Nyheter que “actualmente, as notícias estão em muitos lados. Talvez o tempo tenha acabado para as agências noticiosas tradicionais”.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Vá lá...

Tribunal absolve jornalista Manso Preto

O Tribunal da Relação deu ontem provimento ao recurso do jornalista Manso Preto, absolvendo-o do crime de desobediência ao tribunal a que tinha sido condenado em Dezembro por recusar revelar fontes, anunciou hoje o Sindicato de Jornalistas.

Critérios notícia

São 2400 empresas acusadas de não respeitar o programa “Petróleo por Alimentos” e o PÚBLICO escreve todo a noticia apenas a referir dois portugueses envolvidos no relatório. Não é uma critica, é apenas o constatar de alguns critérios que fazem uma coisa noticia ou não. A proximidade é uma deles e aqui bem exemplificado. Fica apenas uma nota, com esta noticia tão centrada nos dois cidadãos portugueses envolvidos parece que foram apenas eles a cometer tal infracção ao programa “Petróleo por Alimentos”. Convinha ter mostrado qual a acção e qual o envolvimento destes em relação ao todo global. Seria bom ainda referir quais as grandes empresas petrolíferas que fazem parte do relatório. Ou não há? Se não houver é porque meus amigos, faltam folhas ao relatório.

quinta-feira, outubro 27, 2005

Director do Journal of Media Economics diz que a imprensa tem de adaptar-se à Internet

Um visão dos perigos e das virtudes da internet bem como os media tradicionais devem encara a internet. Não que concorde com tudo mas vale a pena dar uma vistas de olhos e comentar aqui no Fim do Jornalismo?

terça-feira, outubro 25, 2005

5 perguntas (ainda) por responder

1. Porque razão quase todos os candidatos a jornalistas ou estudantes de jornalismo têm um blogue?
2. Porque é que ninguém assume que vai procurar/buscar informação aos blogues?
3. Porque é que os blogues são considerados o parente pobre do jornalismo?
4. Porque não se cita a fonte, quando ela é um blogue?
5. Porque se tenta argumentar cada uma destas quatro perguntas, dizendo que não correspondem à realidade?

segunda-feira, outubro 24, 2005

Gripe das Aves, a visão de um leitor

Encontrei este comentário a uma noticia no PÚBLICO.PT sobre a Gripe das Aves…
Não consegui identificar o autor, mas o conteúdo vale por si. Comentem por favor…
  • Pânico? Alguém interessado? Por TM - Lisboa
    Sinceramente, às vezes penso se alguém tem interesse em espalhar o pânico. Olho para estas sucessivas notícias, vazias de conteúdo e cheias de especulação, e pergunto: será que isto é um concurso entre a comunicação social ? Já conseguiram encontrar um papagaio na Europa (não se percebeu bem, mas acho que até estava de quarentena...) e agora não descansam enquanto não encontrarem em Portugal um pombo ou outra ave qualquer com o vírus. E isto no mundo das notícias é um problema: quando passa muito tempo sem haver realmente tema (como é o caso) há que ir "criando" um bocado, até finalmente encontrar o desgraçado do tal pombo, que, se calhar (assim todos desejaríamos), nem nunca vai aparecer.

sábado, outubro 22, 2005

"A discussão do papel dos jornalistas é permanente"

O Ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou que é necessária a participação dos estudantes e recém-licenciados em Jornalismo na discussão sobre o Estatuto da profissão.
Augusto Santos Silva apelou hoje, sexta-feira, aos recém-licenciados em Jornalismo, e mesmo aos ainda estudantes da área, para que participem na discussão sobre as alterações ao Estatuto do Jornalista, que está em consulta pública até 4 de Novembro.

[fonte: JornalismoPortoNet]

quinta-feira, outubro 20, 2005

"Rádio.com" na nova grelha da TSF

«O director da TSF anunciou igualmente a criação de um espaço semanal intitulado "rádio.com", dedicado ao "podcasting", que, explicou, "está para as rádios como os blogues estão para a imprensa". Este serviço permite ao cidadão construir a sua própria rádio, "escolhendo as suas músicas preferidas ou fazendo críticas de filmes, por exemplo", acrescentou.» [in PÚBLICO]
Pela descrição parece ser interessante, vamos esperar para ver…
E já agora senhor José Fragoso… como é que os blogues estão para a imprensa???

quarta-feira, outubro 19, 2005

Blog como género jornalístico

Esta questão surgiu na última reunião do Grupo de trabalho sobre Blogues e Jornalismo do 2 Encontro de Weblogues. Talvez num futuro a longo prazo tal posso acontecer, mas creio ser difícil que tal se realize. Um blog é tão somente uma ferramenta, ou melhor uma plataforma que possibilita uma actualização simples e rápida de conteúdos na web.
Enquanto formato de escrita o blog actualmente caracteriza-se por ter um título e um corpo de texto. No início eram poucas as plataformas que ofereciam esta possibilidade permitindo apenas a publicação de texto, sendo o título inserido manualmente através de formatação html.
A vulgarização do blog deve-se principalmente à sua facilidade de criação e à simplicidade de manuseio e publicação. A questão abordada de que um jornalista faz uma entrevista, uma crónica e com o mesmo material [adaptação para português de Portugal da expressão “matéria” usada no Brasil] escreve ainda um post [entrada ou artigo] para colocar no seu blog, não torna um blog num estilo, mas sim numa amálgama de textos sobre temas variados.

Novo começo...

O fim do “Fim do Jornalismo?” ainda não chegou. Perdoem-me o trocadilho fácil, mas é verdade. O tema ainda não está esgotado e a resposta ainda não foi dada. Ver os blogs como uma ameaça ao jornalismo foi a reacção obvia de quem estava atento ao potencial do blog à 3 anos atrás. Passaram os anos, a tecnologia melhorou e massificou-se. Hoje em dia é vulgar ter um ou mais blogs. Mas a pergunta mantém-se. O jornalismo pode acabar com os blogs? Podemos considerar jornalismo o que se faz nos blogs? E mais recentemente surgiu uma duvida lançada por Daniela Bertocchi durante o 2 Encontro de Weblogues, na Universidade da Beira Interior, serão os blogs um estilo jornalístico?
Todas estas dúvidas foram levantadas no grupo de trabalho de “Blogues e Jornalismo” no já referido 2 Encontro de Weblogues. Respostas cabais a estas perguntas não foram encontradas. Talvez nunca o sejam mas o objectivo a que este blog se volta a propor é a discuti-las, analisa-las e estuda-las.
Para além dum novo aspecto gráfico o “Fim do Jornalismo?” vai contar com novos colaboradores. Em breve eu e o Joel Pinto vamos enviar alguns convites, mas todos os que quiserem participar são bem vindos; quer simplesmente pelos comentários, quer tornando-se membros, devendo para isso enviar-nos um e-mail a manifestar essa vontade.

terça-feira, outubro 18, 2005

Fim do Jornalismo?

O Blog Fim do Jornalismo? vai regressar... em breve.
Decidi aceitar o convite do João Simão para renovar este blog. Em tempo oportuno, ele próprio se irá apresentar...

Porque este assunto ainda não está terminado, porque muito ainda há a dizer, vamos voltar de cara lavada, com novos assuntos e mais motivos de interesse para, em conjunto, debatermos e discutirmos.

As alterações vão surgindo, novos membros serão convidados e, esperamos que, juntos, consigamos levar este blog a bom porto.

Até já...