quarta-feira, outubro 19, 2005

Blog como género jornalístico

Esta questão surgiu na última reunião do Grupo de trabalho sobre Blogues e Jornalismo do 2 Encontro de Weblogues. Talvez num futuro a longo prazo tal posso acontecer, mas creio ser difícil que tal se realize. Um blog é tão somente uma ferramenta, ou melhor uma plataforma que possibilita uma actualização simples e rápida de conteúdos na web.
Enquanto formato de escrita o blog actualmente caracteriza-se por ter um título e um corpo de texto. No início eram poucas as plataformas que ofereciam esta possibilidade permitindo apenas a publicação de texto, sendo o título inserido manualmente através de formatação html.
A vulgarização do blog deve-se principalmente à sua facilidade de criação e à simplicidade de manuseio e publicação. A questão abordada de que um jornalista faz uma entrevista, uma crónica e com o mesmo material [adaptação para português de Portugal da expressão “matéria” usada no Brasil] escreve ainda um post [entrada ou artigo] para colocar no seu blog, não torna um blog num estilo, mas sim numa amálgama de textos sobre temas variados.

Sem comentários: