quarta-feira, outubro 19, 2005

Novo começo...

O fim do “Fim do Jornalismo?” ainda não chegou. Perdoem-me o trocadilho fácil, mas é verdade. O tema ainda não está esgotado e a resposta ainda não foi dada. Ver os blogs como uma ameaça ao jornalismo foi a reacção obvia de quem estava atento ao potencial do blog à 3 anos atrás. Passaram os anos, a tecnologia melhorou e massificou-se. Hoje em dia é vulgar ter um ou mais blogs. Mas a pergunta mantém-se. O jornalismo pode acabar com os blogs? Podemos considerar jornalismo o que se faz nos blogs? E mais recentemente surgiu uma duvida lançada por Daniela Bertocchi durante o 2 Encontro de Weblogues, na Universidade da Beira Interior, serão os blogs um estilo jornalístico?
Todas estas dúvidas foram levantadas no grupo de trabalho de “Blogues e Jornalismo” no já referido 2 Encontro de Weblogues. Respostas cabais a estas perguntas não foram encontradas. Talvez nunca o sejam mas o objectivo a que este blog se volta a propor é a discuti-las, analisa-las e estuda-las.
Para além dum novo aspecto gráfico o “Fim do Jornalismo?” vai contar com novos colaboradores. Em breve eu e o Joel Pinto vamos enviar alguns convites, mas todos os que quiserem participar são bem vindos; quer simplesmente pelos comentários, quer tornando-se membros, devendo para isso enviar-nos um e-mail a manifestar essa vontade.

Sem comentários: