terça-feira, outubro 07, 2003

Tendo por assunto, "Weblog é só ferramenta", Roitberg (pelo menos, é assim que o texto está assinado), enviou o seguinte comentário para o grupo Jornalistas da Web.

Não entendo a quantidade de gente dedicada a especificar se blog é jornalismo ou não, se é cultura ou não. Se é um relato de um fato, é jornalismo. Se é criação intelectual pessoal ou comunitária, é cultura. Se é apenas um diário pessoal, é apenas um diário pessoal.

No mais, blogs e fotologs são apenas ferramentas ruins para publicação de material na Web para quem não se importa mais, não quer ou não pretende usar um programa mais adequado para gerenciar contéudo. Como tais programas são carísssimos, os sistemas em PHP ou ASP que gerenciam os blogs colocam a qualquer um a facilidade de manutenir (nossa, há quanto tempo não uso essa palavra - Monteiro Lobato deve setar sorrindo) seu conteúdo de graça ou
quase de graça.

A maioria absoluta dos blogs (não pesquisei à respeito) parece ser exatamente daquela turma que fazia seus site pessoais cheios de "coisas que eu mais gosto", "meus links preferidos", "o que aconteceu comigo hoje". Os bons blogs, ficam misturados no mar de bobagens.


Aguardam-se comentários. Entretanto, para subscrever este grupo, pode clicar aqui.

Sem comentários: