quarta-feira, novembro 19, 2003

Futuros jornalistas


Por Marcelo Paes

Futuros jornalistas. O principal inimigo do escritor é a folha em branco. Nela, tudo pode ser feito. Obras primas e as maiores barbaridades podem ser colocadas no papel e lidas por milhares de pessoas. No jornalismo a ideia é semelhante. A diferença é que o jornalista tem uma obrigação que o escritor não tem necessariamente: a verdade.

Quase todo o estudante de jornalismo é idealista ao ponto de querer mudar o mundo com seus textos. Isso não é nada fácil. O jovem jornalista ainda não sabe que vai ter que passar por cima de muitos problemas para ver o seu texto publicado, vai ter muitas dores de cabeça, vai ter algumas decepções, e vai acabar pensando que está trabalhando no ramo errado. Mas isso é normal, afinal o médico não tem que estudar em cadáveres inertes para poder aprender a lidar e curar um ser humano?

Se falarmos com jornalistas experientes, eles dirão que já passaram por muitas "histórias" antes de se tornarem as figuras de destaque que são hoje. O defeito do aprendiz de jornalista é pensar que vai acabar o curso e estar apto para entrevistar o presidente da República ou partir rumo aos Estados Unidos para ser correspondente internacional. Talvez alguns desses jovens façam melhor trabalho do que muitos profissionais que estão por aí. Mas, de certa forma, é compreensível, sem deixar de ser preocupante, que um grande jornal prefira uma pessoa com experiência a um jovem que "só" tem o curso superior de jornalismo.

A minha recomendação para quem quer crescer na profissão é não parar. Escrever muito e sempre para não perder o estilo e a forma, e ler mais ainda para aprimorar a escrita e atualizar os "arquivos" mentais. Um jornalista mal informado é como uma costureira sem agulhas. Por mais que tenha talento e os melhores materiais, não consegue produzir nada. É importante saber se o Flamengo ou o Corinthians perdeu no final de semana, mas também não custa nada ficar sabendo porque o Brasil vai sair prejudicado com a crise mundial. Toda a informação é importante, é bagagem que nunca vamos deixar para trás.

O mercado de trabalho é outro dos problemas, já cheguei a ver muitos dos meus amigos e amigas desistirem do jornalismo por causa disso. Não vou negar que é um assunto sério, mas também não vou recomendar que fechem os cursos de jornalismo por uns 5 anos para dar vazão aos profissionais que estão aí. Assim como em outras áreas empresariais, é preciso investir em si próprio, fazer cursos, falar línguas, ter um "algo mais", fazer a diferença. Imagine se você fosse pintar a sua casa e aparecessem 20 pintores com as mesmas características. Qual deles chamaria? Qualquer pessoa responderia que contrataria o que tivesse melhores qualificações, afinal ninguém gostaria que um serviço simples ficasse mal feito. A situação nos órgãos de comunicação é parecida. Os patrões querem alguém com capacidades para manter o nível do jornal, televisão ou rádio e atrair novos consumidores daquele produto. Cabe ao jovem jornalista fazer com que não haja outra escolha para a vaga em questão senão ele próprio.

Não esqueça também os colegas e amigos da faculdade. Eles não são apenas para a diversão e as "baladas". Podem também ser a chave para uma oportunidade futura. Quando o curso acaba, cada um vai para o seu lado, mas não custa nada manter o contacto com alguns colegas. Muitas vezes eles sabem de coisas que nós ainda não sabemos. E, na vida, assim como no jornalismo, a informação é uma arma, quem a tem já parte com vantagem em relação aos outros.

E o mais importante de tudo é trabalhar com amor. Escrevo esse texto com um brilho nos olhos e espero que o leitor também se entusiasme com essas palavras.

Dica de Parem as máquinas.

Sem comentários: