quinta-feira, novembro 20, 2003

Jornalismo Fardado

O novo Jornalismo Fardado


Vai ser lançado no próximo dia 25 de Novembro, o livro “O Novo Jornalismo Fardado, El País e o Nacionalismo Basco”, de Angel Rekalde e Rui Pereira.
O livro será apresentado na Casa da Animação - R. Júlio Dinis, edifício Les Palaces, no Porto) pelo jornalista do Jornal de Notícias e presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, seguindo-se um debate aberto com os autores.
No dia seguinte, 26, haverá uma sessão aberta, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, embora predominantemente destinada a estudantes do Curso Superior de Jornalismo e Ciências da Comunicação, com a participação dos autores.

Centrado num dos mais prestigiados e insuspeitos órgãos da imprensa europeia, este livro constitui a anatomia de uma oculta operação de propaganda e manipulação tão vasta e inimaginável quanto ignorada.

Face ao desafio independentista, há que traçar um plano profundo e meditado, de curto, médio e longo prazo. Há que organizar sempre dentro dos limites do Estado de Direito, uma operação global em sentido contrário àquele que os bascos sofreram. Há que dedicar durante duas ou três décadas, muitos milhares de milhões de pesetas anuais para financiar um plano que se estenda das histórias aos quadradinhos às séries de televisão, das escolas à cátedra da universidade, dos empregados aos empresários, da divulgação popular à investigação científica, dos serviços de informações às mais subtis engrenagens das forças de segurança. A História, a verdade e a razão estão com a unidade de Espanha [...] e é necessário penetrar todos os tecidos do povo basco de forma sistemática, estudada e bem financiada, com a grande verdade histórica do ser espanhol para reconstruir o leito comum da pátria”.

Este livro, do Campo das Letras pode ser encomendado pelo telefone 22 608 08 70, por e-mail, ou por correio: Campo das Letras – Editores, S. A., Rua D. Manuel II, 33 – 5º / 4050-345 Porto.
O livro tem 192 páginas e custa 14.28 Euros.

Sem comentários: