sábado, julho 19, 2003

F?rum

No F�rum que eu criei, a Anabela Fernandes colocou o seguinte coment�rio a prop�sito da quest�o Fim do diploma = Fim do Jornalismo?

Parece-me que diploma e jornalismo sobrevivem bem um sem o outro. Em Portugal, os cursos de comunica��o social nasceram nos anos 80. E � �bvio que j� antes havia grandes jornalistas que aprenderam na pr�tica, na escola das redac��es. Al�m disto, n�o me parece que os cursos tenham contribu�do para um aumento da qualidade do jornalismo que se pratica. A crise actual � de valores, � de �tica, � de deontologia, � de respeito... Coisas que s� muito ao de leve se abordam nas nossas universidades. Se calhar at� j� nem se abordam em s�tio nenhum. Falo por mim. Se soubesse o que sei hoje, n�o teria tirado comunica��o social.Teria tirado... Hist�ria.E claro que podia ser jornalista � mesma, e provavelmente, com uma bagagem cultural bem mais interessante. Ainda hoje, muitos dos nossos grandes jornalistas n�o o s�o por forma��o. S�o m�dicos, advogados, economistas.. E nem por isso fazem mau jornalismo. A grande li��o da actualidade � o excessivo respeito pelo poder econ�mico que controla tudo e exerce censura sobre os jornalistas receosos de perder o posto de trabalho. A quest�o Joel, n�o � se a internet ou os cursos v�o p�r fim ao jornalismo tal como o conhecemos. A quest�o �, ser� que alguma vez os jornalistas ser�o livres para exercer a sua profiss�o? � essa falta de liberdade que me faz duvidar da real exist�ncia do jornalismo e me faz pensar se n�o andaremos todos a enganar os outros e a n�s pr�prios... A internet n�o � nenhum pap�o. � s� o futuro!


Nem � preciso dizer mais nada, Anabela. Vamos ver se algu�m comenta.

Sem comentários: