quarta-feira, julho 23, 2003

O jornalismo e o diploma

Este texto, publicado este m�s no jornal �A Not�cia�, intitula-se �O jornalismo e o diploma�, da autoria de Elaine Tavares, jornalista e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

Andei lendo os textos acerca do diploma para o exerc�cio da profiss�o de Jornalista e fiquei bastante entristecida. E porqu�? Porque ficou claro que h� uma profunda incompreens�o do que seja efetivamente o Jornalismo. Mais triste ainda por ver essas opini�es partirem de pessoas que praticam o Jornalismo.

Fica a indaga��o. Se n�o se sabe o que � o Jornalismo, como � poss�vel pratic�-lo? Um dos argumentos apresentados � de que os melhores textos que est�o hoje nos jornais s�o escritos por economistas, soci�logos, fil�sofos etc...Bem, isso � certo, mas essa gente n�o faz jornalismo. O que eles escrevem s�o textos de opini�o. Isso significa que, a partir de seu pr�prio saber, eles analisam a sociedade. N�o h�, nestes textos, nada de jornalismo. Outro mito importante que precisa ser derrubado � a coisa do "dom". Jornalismo n�o depende de dom. Ele � 95% suor, esfor�o, trabalho bra�al. Todo o ser humano tem condi��o de aprender e o Jornalismo � uma profiss�o que depende muito de uma boa t�cnica e de muita, mas muita, leitura. O argumento de que nem mesmo o m�dico precisa de diploma � simplista demais.

A discuss�o deve se dar em cima do processo do saber. Para voc� atuar em qualquer campo do conhecimento precisa saber como agir dentro dele. E saber com seriedade. O Jornalismo � um campo de conhecimento e nele est�o colocadas uma s�rie de t�cnicas e saberes que devem ser apreendidos sim. N�o basta sentar num computador e vomitar "achismos". H� que ter clareza do que significa aquilo que a pessoa est� fazendo. Tampouco pode-se comparar o Jornalismo com a Propaganda ou com a arte de vender produtos. A� j� � at� m� f�.

Jornalismo de verdade � pesquisa de qualidade, � impress�o de rep�rter, � viv�ncia, � ac�mulo de leitura da boa, � dom�nio de texto, � t�cnica de entrevista, � sensibilidade para contar hist�rias, para interpretar a realidade, para analisar os fatos a partir de v�rios pontos de vista. � ser capaz de narrar com respeito e acuidade a vida dos seres que constroem a vida. � ter a capacidade de ligar temas , assuntos, aparentemente sem conex�o, na grande teia da hist�ria humana, para que a sociedade possa, a partir disso, pensar com a pr�pria cabe�a. O jornalista, de verdade, � um contador de hist�rias, um provocador do pensar, um art�fice da palavra. N�o � um "opinionista", n�o lida com a "doxa". Ele lida com o saber e o pensar.

� claro que um diploma de qualquer universidade fabricante de monstrinhos n�o garante a forma��o de um ser assim como o descrito acima. Mas, a luta que deve ser travada � a da transforma��o da universidade. Fica muito f�cil fazer o discurso do "n�o ao diploma".

Destruir � mais r�pido que construir. O que eu queria mesmo era ver esses meninos e meninas que, efetivamente, queiram fazer jornalismo de qualidade, brigando por uma nova universidade, por um curso que garanta a pluralidade dos saberes, que prime pela t�cnica sem perder o humanismo. Queria v�-los construindo um mundo novo, cooperativo, solid�rio, belo. Queria v�-los nos jornais e Tvs fazendo jornalismo de verdade, respons�vel, cr�tico, transformador. � hora de a gente mudar o mundo, de acabar com o narcisismo que campeia nas reda��es. Jornalista conta a hist�ria da humanidade e n�o fica vomitando suas pr�prias opini�es. Jornalista faz revolu��o, provoca pensares e transforma��es. E isso s� se faz com saber. Se a universidade n�o forma gente assim, mude-se a universidade!!!!!

Aceitam-se coment�rios. Afinal de quem � a culpa pelo actual estado das coisas? Dos jornalistas, das universidades ou dos empregadores?

Sem comentários: