domingo, dezembro 11, 2005

Jornalismo e a Objectividade


É no âmbito do blog Jornalismo, Temas e Métodos mas o convite também é válido aos leitores do Fim Do Jornalismo?

Os interessados vão ao bloge www.ubi-mestrado.blogspot.com e manifestem a vontado em participar.

quarta-feira, novembro 30, 2005

Portugueses lêem mais jornais regionais

  • O número de portugueses que lêem jornais regionais subiu este ano 2,9 pontos percentuais, para 54,3 por cento, sobretudo devido a um maior interesse pelos títulos diários, avançou hoje a empresa de audimetria Marktest.[LUSA PÚBLICO.PT]
Um interesse de louvar. Será marca de uma maior cidadania e de uma vontade maior de procurar estar presente na vida activa da sociedade? Ou simplesmente para procurar emprego?Talvez um pouco dos dois, mas seria bom que este aumento se devesse a uma maior vontade de participação dos portugueses e dum despertar de uma consciência mais activa da responsabilidade social de cada um. [OPINIÃO]

segunda-feira, novembro 21, 2005

Jornalismo televisivo [opinião]

Sem papas na língua e sem constrangimentos Pedro D’Anunciação aborda o tratamento jornalístico dos motins em França, ponto de partida para uma critica às abordagens das televisões nacionais.Artigo que aconselho a leitura [Jornalistas Pasmados] e que gostaria de ver debatido nos comentários.

sábado, novembro 19, 2005

Google Notícias

A Google já nos habituou a um trabalho de qualidade. Pois bem surgiu esta semana o Google Noticias [news.google.pt]. O Google Noticias é um agregador com mais de 200 fontes de jornais nacionais.
Este serviço ainda beta actualiza as informações a cada 15 minutos e mostra à quanto tempo foi publicada a noticia na fonte. Reúne ainda todas as noticias dentro daquele tema.
A possibilidade de personalização não foi esquecida e embora bastante satisfatória permitindo personalizar a ordem, o número e as secções a Google anuncia que estão a melhorar o algoritmo para melhorar o serviço. A possibilidade de alertas das notícias no e-mail está também contemplada.
Não esquecendo o Google ser um motor de busca é possível pesquisar por tema ou palavra-chave em todas as noticias das fontes do Google.
Por ser um serviço ainda novo em português ainda não há repercussões das vantagens ou desvantagem, mas a forma como as noticias são apresentadas no Google Noticias promete concorrer com qualquer agregador de RSS e mesmo com os jornais on-line. Ficamos para ver.

quinta-feira, novembro 17, 2005

SJ põe em causa constitucionalidade da Entidade Reguladora para os média

O Sindicato dos Jornalistas apelou ontem ao Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, que suscite junto do Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade da Lei que cria a Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Notícia completa

Presidente dos Repórteres sem Fronteiras impedido de entrar na Tunísia

É o PÚBLICO que avança esta notícia com a Agência Reuters. Basta o título e o superlead, ambos descrevem bem o absurdo. Mas aconselho a leitura completa.
  • A Túnisia recusou hoje a entrada no país ao presidente da associação Repórteres Sem Fronteiras, no dia em que decorre a Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação. [FONTE: PÚBLICO]

Jornalismo on-line [estudo]

  • Os órgãos de comunicação social mais consultados na Internet são a SIC, o Público e o Expresso. Esta é conclusão de um estudo realizado pela Netsonda/Inforfi, no mês de Outubro. Na área da Economia, a preferência vai para o Jornal de Negócios e, no Desporto, para o jornal A Bola. Dos órgãos de informação disponíveis exclusivamente online a primeira escolha é o Diário Digital. [FONTE: SIC]
Este estudo mostra ainda que os utilizadores não estão a aderir aos serviços de informação pagos pois consideram que a Internet deve ser gratuita. Outras das conclusões mostra que quem lê on-line dispensa a leitura em papel, e priviligia o on-line pela constante actualização.
Eu pessoalmente revejo-me nos resultados deste estudo. E vocês???

quarta-feira, novembro 09, 2005

"Jornalismo On-line - 2005" em debate na UBI

Investigadores ingleses, espanhóis, portugueses e brasileiros estarão reunidos na Covilhã para as jornadas “Jornalismo On-line.2005. Aspectos e Tendências” que o LabCom da Universidade da Beira Interior (UBI) realizará nos dias 09 e 10 de Novembro (quartas e quintas-feiras), na Sala dos Conselhos, do Pólo 1.
O objectivo do evento – aberto a estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados - é apresentar pesquisas recentes sobre temáticas variadas em torno dessa modalidade jornalística presente nas redes digitais. As discussões se darão em torno dos formatos, linguagem, géneros, arquitectura da notícia, tecnologias, rotinas de produção e habilidades requeridas dos profissionais para a prática do jornalismo on-line.

Blogs e jornalismo em debate na 2:

“Os blogues são jornalismo?” é a questão que vai estar hoje em cima da mesa no programa da Dois “Clube de Jornalistas”.

António Granado, jornalista do "Público" e autor do blogue "Ponto Media", João Alferes Gonçalves, jornalista e editor do site "Clube de Jornalistas", Rogério Santos, professor da Universidade Católica e autor do blogue "Indústrias Culturais", são os convidados para o debate moderado por Carla Martins.

No site do Clube de Jornalistas foram disponibilizadas algumas das questões a ser abordadas:

  • O que significa ser um “cidadão jornalista”? A blogosfera permite que cada cidadão seja um repórter em potência?
  • Os blogues podem ser encarados, pelos jornalistas, como fontes credíveis de informação? Quais os limites a sua utilização por parte dos ditos media “convencionais”?
  • Os blogues podem desempenhar um importante papel como vigilantes e fiscalizadores da acção dos jornalistas e dos media?

O programa está marcado para as 23h30 na Dois (com repetição amanhã, às 15 horas).

domingo, novembro 06, 2005

Jornalistas contra "tentativas de cedência forçada" dos direitos de autor

  • Sindicatos e associações de jornalistas apelaram hoje, em Lisboa, a várias instâncias europeias para que se oponham às "tentativas de cedência forçada" dos direitos de autor, quer através de legislação, quer de contratos de trabalho.
    [...]
    Toda a reutilização do trabalho jornalístico deve ter a autorização prévia do autor e dar lugar a uma retribuição justa, refere o documento, que apela também ao funcionamento "democrático e transparente" das sociedades de gestão colectiva dos direitos de autor.
    FONTE: PÚBLICO
Qual a vossa opinião sobre este tema?? A quem pertence a notícia? Pode esta ser divulgada livremente desde que identificada a fonte, ou não? Acabei de cometer um crime ao citar parte de uma notícia???

quinta-feira, novembro 03, 2005

Sinais dos novos tempos...

  • "Le Monde" vai alterar grafismo e secções
    O jornal francês "Le Monde" vai mudar a sua apresentação gráfica, para albergar mais fotografias, menos artigos e um tamanho de letra maior. As secções do jornal também vão sofrer alterações.
    fonte: PÚBLICO


Os tempos mudam e a informação que as pessoas procuram é cada vez mais gráfica e mais visual, tendo de surgir o texto em pequenas doses. Esse é um pouco o conceito de webjornalismo, que não passa pelo formato do blog.

quarta-feira, novembro 02, 2005

Revista on-line "PRISMA.COM"

A dica vem do Blog Media, Cidadania e Proximidade.
A primeira edição da revista PRISMA.COM está on-line e merece uma visita. Trata-se de uma publicação de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC (Centro de Estudos em Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação), da Universidade do Porto.Tal como se pode ler na Política Editorial, a PRISMA.COM é “uma publicação on-line dedicada à investigação na intersecção da comunicação, informação, tecnologia e artes”.
Nesta primeira edição podem ler-se, entre outros textos, “Ciberjornalismo e Narrativa Hipermédia” de Hélder Bastos e “Os Processos de Mediação de Ciência em Televisão: Efeitos sobre a sua eficácia comunicativa” de José Azevedo, Luísa Aires e Ana Isabel Couto.

segunda-feira, outubro 31, 2005

«Agências noticiosas em perigo»

Anónio Granado no Ponto Media chama atenção para algo que se enquadra com o tema deste blog. As agências noticiosas já não conseguem cumprir a sua função... Será também por "culpa" dos blogs???
transcrição:
  • Agências noticiosas em perigo
    O MEDIA Culpa diz que o maior jornal sueco, o Dagens Nyheter, abandonou o serviço da agência noticiosa nacional, uma medida que já tinha sido seguida pelo gratuito Metro. As razões da decisão são duas: o que recebem não justifica o preço; nos tempos que correm, é preciso ser dono do material, para poder revendê-lo para outros suportes. Diz o director do Dagens Nyheter que “actualmente, as notícias estão em muitos lados. Talvez o tempo tenha acabado para as agências noticiosas tradicionais”.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Vá lá...

Tribunal absolve jornalista Manso Preto

O Tribunal da Relação deu ontem provimento ao recurso do jornalista Manso Preto, absolvendo-o do crime de desobediência ao tribunal a que tinha sido condenado em Dezembro por recusar revelar fontes, anunciou hoje o Sindicato de Jornalistas.

Critérios notícia

São 2400 empresas acusadas de não respeitar o programa “Petróleo por Alimentos” e o PÚBLICO escreve todo a noticia apenas a referir dois portugueses envolvidos no relatório. Não é uma critica, é apenas o constatar de alguns critérios que fazem uma coisa noticia ou não. A proximidade é uma deles e aqui bem exemplificado. Fica apenas uma nota, com esta noticia tão centrada nos dois cidadãos portugueses envolvidos parece que foram apenas eles a cometer tal infracção ao programa “Petróleo por Alimentos”. Convinha ter mostrado qual a acção e qual o envolvimento destes em relação ao todo global. Seria bom ainda referir quais as grandes empresas petrolíferas que fazem parte do relatório. Ou não há? Se não houver é porque meus amigos, faltam folhas ao relatório.

quinta-feira, outubro 27, 2005

Director do Journal of Media Economics diz que a imprensa tem de adaptar-se à Internet

Um visão dos perigos e das virtudes da internet bem como os media tradicionais devem encara a internet. Não que concorde com tudo mas vale a pena dar uma vistas de olhos e comentar aqui no Fim do Jornalismo?

terça-feira, outubro 25, 2005

5 perguntas (ainda) por responder

1. Porque razão quase todos os candidatos a jornalistas ou estudantes de jornalismo têm um blogue?
2. Porque é que ninguém assume que vai procurar/buscar informação aos blogues?
3. Porque é que os blogues são considerados o parente pobre do jornalismo?
4. Porque não se cita a fonte, quando ela é um blogue?
5. Porque se tenta argumentar cada uma destas quatro perguntas, dizendo que não correspondem à realidade?

segunda-feira, outubro 24, 2005

Gripe das Aves, a visão de um leitor

Encontrei este comentário a uma noticia no PÚBLICO.PT sobre a Gripe das Aves…
Não consegui identificar o autor, mas o conteúdo vale por si. Comentem por favor…
  • Pânico? Alguém interessado? Por TM - Lisboa
    Sinceramente, às vezes penso se alguém tem interesse em espalhar o pânico. Olho para estas sucessivas notícias, vazias de conteúdo e cheias de especulação, e pergunto: será que isto é um concurso entre a comunicação social ? Já conseguiram encontrar um papagaio na Europa (não se percebeu bem, mas acho que até estava de quarentena...) e agora não descansam enquanto não encontrarem em Portugal um pombo ou outra ave qualquer com o vírus. E isto no mundo das notícias é um problema: quando passa muito tempo sem haver realmente tema (como é o caso) há que ir "criando" um bocado, até finalmente encontrar o desgraçado do tal pombo, que, se calhar (assim todos desejaríamos), nem nunca vai aparecer.

sábado, outubro 22, 2005

"A discussão do papel dos jornalistas é permanente"

O Ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou que é necessária a participação dos estudantes e recém-licenciados em Jornalismo na discussão sobre o Estatuto da profissão.
Augusto Santos Silva apelou hoje, sexta-feira, aos recém-licenciados em Jornalismo, e mesmo aos ainda estudantes da área, para que participem na discussão sobre as alterações ao Estatuto do Jornalista, que está em consulta pública até 4 de Novembro.

[fonte: JornalismoPortoNet]

quinta-feira, outubro 20, 2005

"Rádio.com" na nova grelha da TSF

«O director da TSF anunciou igualmente a criação de um espaço semanal intitulado "rádio.com", dedicado ao "podcasting", que, explicou, "está para as rádios como os blogues estão para a imprensa". Este serviço permite ao cidadão construir a sua própria rádio, "escolhendo as suas músicas preferidas ou fazendo críticas de filmes, por exemplo", acrescentou.» [in PÚBLICO]
Pela descrição parece ser interessante, vamos esperar para ver…
E já agora senhor José Fragoso… como é que os blogues estão para a imprensa???

quarta-feira, outubro 19, 2005

Blog como género jornalístico

Esta questão surgiu na última reunião do Grupo de trabalho sobre Blogues e Jornalismo do 2 Encontro de Weblogues. Talvez num futuro a longo prazo tal posso acontecer, mas creio ser difícil que tal se realize. Um blog é tão somente uma ferramenta, ou melhor uma plataforma que possibilita uma actualização simples e rápida de conteúdos na web.
Enquanto formato de escrita o blog actualmente caracteriza-se por ter um título e um corpo de texto. No início eram poucas as plataformas que ofereciam esta possibilidade permitindo apenas a publicação de texto, sendo o título inserido manualmente através de formatação html.
A vulgarização do blog deve-se principalmente à sua facilidade de criação e à simplicidade de manuseio e publicação. A questão abordada de que um jornalista faz uma entrevista, uma crónica e com o mesmo material [adaptação para português de Portugal da expressão “matéria” usada no Brasil] escreve ainda um post [entrada ou artigo] para colocar no seu blog, não torna um blog num estilo, mas sim numa amálgama de textos sobre temas variados.

Novo começo...

O fim do “Fim do Jornalismo?” ainda não chegou. Perdoem-me o trocadilho fácil, mas é verdade. O tema ainda não está esgotado e a resposta ainda não foi dada. Ver os blogs como uma ameaça ao jornalismo foi a reacção obvia de quem estava atento ao potencial do blog à 3 anos atrás. Passaram os anos, a tecnologia melhorou e massificou-se. Hoje em dia é vulgar ter um ou mais blogs. Mas a pergunta mantém-se. O jornalismo pode acabar com os blogs? Podemos considerar jornalismo o que se faz nos blogs? E mais recentemente surgiu uma duvida lançada por Daniela Bertocchi durante o 2 Encontro de Weblogues, na Universidade da Beira Interior, serão os blogs um estilo jornalístico?
Todas estas dúvidas foram levantadas no grupo de trabalho de “Blogues e Jornalismo” no já referido 2 Encontro de Weblogues. Respostas cabais a estas perguntas não foram encontradas. Talvez nunca o sejam mas o objectivo a que este blog se volta a propor é a discuti-las, analisa-las e estuda-las.
Para além dum novo aspecto gráfico o “Fim do Jornalismo?” vai contar com novos colaboradores. Em breve eu e o Joel Pinto vamos enviar alguns convites, mas todos os que quiserem participar são bem vindos; quer simplesmente pelos comentários, quer tornando-se membros, devendo para isso enviar-nos um e-mail a manifestar essa vontade.

terça-feira, outubro 18, 2005

Fim do Jornalismo?

O Blog Fim do Jornalismo? vai regressar... em breve.
Decidi aceitar o convite do João Simão para renovar este blog. Em tempo oportuno, ele próprio se irá apresentar...

Porque este assunto ainda não está terminado, porque muito ainda há a dizer, vamos voltar de cara lavada, com novos assuntos e mais motivos de interesse para, em conjunto, debatermos e discutirmos.

As alterações vão surgindo, novos membros serão convidados e, esperamos que, juntos, consigamos levar este blog a bom porto.

Até já...

sábado, janeiro 15, 2005

Fim do Jornalismo?


Fim do Jornalismo? Ponto de Interrogação.

Ao criar este blog, em Dezembro de 2002, um dos cem primeiros do nosso País, fi-lo porque sentia que muito havia a dizer acerca deste tema. A ainda há, claro.

Ao fim de dois anos de existência, e com mais de 10 mil visitas, decidi (depois de muito pensar), colocar um ponto neste espaço. Mais precisamente, um ponto final. Faço-o, não porque deixei de acreditar no tema em si, mas porque a falta de tempo a isso me obriga.

Custa-me, de facto, abandonar este espaço, depois de a ele me ter dedicado nos últimos dois anos. No entanto, o ritmo da minha vida profissional não me deixa outra alternativa.

Depois de ter feito o convite a várias pessoas para continuarem este meu projecto, não recebi uma proposta que me entusiasmasse e, acima de tudo, que me garantisse a sua continuidade nos moldes em que ele foi criado. Fica, on line, mesmo assim, todo o conteúdo que aqui foi colocado. Basta aceder ao respectivo Arquivo.

Por último, deixo aqui um abraço a todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuiram para dinamizar e divulgar este espaço em toda a blogosfera, portuguesa e não só.

Obrigado a todos(as). Até qualquer dia...