quarta-feira, março 03, 2004

Dom�nio de grupos econ�micos

Jornalista da RTP critica dom�nio de grupos econ�micos


A jornalista da RTP F�tima Campos Ferreira criticou ontem em Macau o dom�nio da comunica��o social pelos grandes grupos econ�micos. Os jornalistas s�o hoje uma �esp�cie de assalariados� dos grandes grupos econ�micos que dominam a comunica��o social, afirmou a tamb�m professora de jornalismo televisivo, ao intervir no semin�rio �Os media Portugueses e Macau�.

�� um equivoco dizer-se que os jornalistas s�o o quarto poder, eles t�m mesmo muito pouco poder�, sublinhou. Para F�tima Campos Ferreira, os jornalistas �est�o sujeitos a condi��es de trabalho nem sempre ideais e sobretudo existem muitos 'lobbies' de interesses de v�rios sectores - n�o s� econ�micos mas de outros como a justi�a - que hoje pressionam os meios de comunica��o atrav�s desses grupos econ�micos�.

O jornalista de hoje, disse, tem as suas condi��es de trabalho �muito fragilizadas� por via da grande concentra��o econ�mica dos �media� e de uma grande oferta de trabalho. �O jornalista luta contra todas estas quest�es mas � dif�cil fazer um jornalismo profissional, isento e objectivo sobretudo numa altura em que os pr�prios Conselhos de Redac��o tamb�m perdem terreno�.

Para F�tima Campos Ferreira tudo isto acontece numa �poca de �globaliza��o que � partida facilitaria mais a liberdade de express�o e a transmiss�o de ideias� mas �est� a ter um efeito contr�rio, ou seja, que a liberdade de express�o est� a ser coarctada por uma s�rie de fen�menos curiosos� como a concentra��o dos media.

Instada a comentar a corrida �s not�cias e o espect�culo medi�tico do processo Casa Pia, F�tima Campos Ferreira diz que o momento da divulga��o da not�cia pelo �Expresso� e pela SIC tem de ser elogiado mas depois a �voracidade de chegar � antena primeiro [com] a not�cia tem sido prejudicial para um jornalismo rigoroso�.

Na mesma sess�o falou tamb�m o director da revista �Vis�o�, Carlos C�ceres Monteiro, que abordou a tem�tica �A Europa e a �sia face ao novo papel dos Estados Unidos como pot�ncia imperial�.
Hoje os dois oradores de ontem juntam-se a M�rio Bettencourt Resendes, do grupo Lusomundo, para falarem sobre a imprensa portuguesa e Macau num debate moderado pelo director do jornal "Tribuna de Macau", Jos� Rocha Dinis.

Dica de P�blico

Que engra�ado� Lendo este texto d� a sensa��o que a F�tima Campos Ferreira j� trabalhou no jornal onde eu trabalho, tal a exactid�o das suas afirma��es.
E mais n�o digo. Quem quiser que diga o resto�

Sem comentários: