sexta-feira, março 26, 2004

Informa��o desportiva

Virtudes e defeitos
da Informa��o Desportiva


O Instituto Nacional do Desporto (IDP) prop�e-se dissecar, numa confer�ncia internacional agendada para o pr�ximo m�s, em Lisboa, a not�cia desportiva e a sua correla��o com a sociedade, o idioma e a estat�stica.

O IDP e a IASI - International Association for Sports Information - v�o promover, nos pr�ximos dias 14 e 16 de Abril, osdebate �Os novos desafios da Informa��o Desportiva�. Acima de tudo, pretende-se que este debate, a decorrer na cidade de Lisboa, �seja um instrumento de promo��o e debate sobre temas estruturais da documenta��o e informa��o desportiva�.

No dia 14, Gretchen Ghent, respons�vel pela documenta��o desportiva na Alemanha e Alain Poncet, presidente da Comiss�o da IASI, ser�o os oradores de honra, sendo que este �ltimo far� incidir a sua ora��o nas redes de informa��o desportiva. No segundo dia, Bruno Rossi Mori ir� mencionar quest�es estat�sticas, enquanto Jill Haynes ir� falar sobre publica��es no desporto. No �ltimo dia, o ponto alto ser� o f�rum designado �Poder e Informa��o�, com um painel ainda por definir.

Jos� Eduardo Cordovil, presidente do IDP salienta que este f�rum tem �v�rias vertentes de an�lise, da utiliza��o da documenta��o � linguagem, passando pelo impacto da organiza��o social e das rela��es de poder�. O intuito, acrescentou, �� proporcionar, a todos os que se dedicam profissionalmente ou n�o � problem�tica da informa��o na �rea do desporto, a oportunidade de colocarem quest�es sobre os mais variados aspectos�.

O IDP considera, no entanto, a promo��o da l�ngua portuguesa uma mat�ria essencial e, desse modo, vai tamb�m este ser um tema abordado. Tratando-se de uma confer�ncia internacional, Jos� Eduardo Cordovil salienta que �� obrigat�rio estabelecer pontos de contacto no �mbito da terminologia das outras l�nguas envolvidas�.

Sem comentários: