quinta-feira, março 04, 2004

Ordem dos Jornalistas

Ordem dos Jornalistas


O ex-director do "Di�rio de Not�cias", M�rio Bettencourt Resendes, defendeu em Macau a necessidade de serem criados mecanismos que garantam a credibilidade dos "media" e dos jornalistas, exemplificando com a Ordem dos Jornalistas.

No semin�rio "A imprensa portuguesa e Macau", organizado pelo Instituto Internacional de Macau, Bettencourt Resendes falou sobre "A batalha da credibilidade" e sublinhou que a "credibilidade dos 'media' hoje em dia � tamb�m a credibilidade de toda uma outra s�rie de actividades".

"Vivemos momentos de transi��o complexos nas nossas sociedades abertas e modernas e portanto � fundamental que n�s, jornalistas, saibamos arranjar filtros e crivos de credibilidade porque isso � fundamental at� para a pr�pria sustentabilidade a prazo do regime democr�tico, que � um bem precioso mas � uma flor muito sens�vel e tem de ser regada com muita regularidade", afirmou.

Por isso, o antigo director do "Di�rio de Not�cias" defende a cria��o de uma Ordem dos Jornalistas e a auto-regula��o como "a melhor forma de prevenir tenta��es castradoras por parte dos poderes pol�ticos".

"� fundamental que n�s jornalistas nos organizemos de forma que o poder de sancionar erros e distor��es da nossa actividade seja exercido por n�s pr�prios de forma cred�vel, aceite por toda a classe", defendeu ao salientar ser essa a "forma mais segura" de evitar "a tenta��o legislativa castradora e restritiva".

Dica de P�blico

Pergunta: Ser� que os jornalistas querem uma Ordem que regulamente e "vigie" o seu trabalho???

Sem comentários: