terça-feira, março 02, 2004

Os piores lugares do mundo

Os piores lugares do mundo


O Comit� para a Protec��o dos Jornalistas (CPJ, sigla em ingl�s) comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no dia 3 de Maio. Para esse efeito, nomeou os piores lugares do mundo para exercer o jornalismo. A lista de 10 lugares representa toda uma gama de amea�as actuais � liberdade de imprensa.

A encabe�ar a lista, aparece o Iraque. A brutal ofensiva lan�ada no ano passado, em Cuba, pelo governo de Fidel Castro levou 28 jornalistas ao c�rcere, onde cumprem longas penas de pris�o de at� 27 anos. Por esse motivo, Cuba aparece em segundo lugar. Ainda durante o ano passado, os jornalistas independentes do Vietname que se atreveram a criticar o governo do Partido Comunista na imprensa escrita ou na Internet, foram perseguidos, postos sob vigil�ncia ou enviados � pris�o. Tal atitude valeu-lhe um "honroso" terceiro lugar. O CPJ tamb�m colocou o Afeganist�o, Tchech�nia, Faixa de Gaza e Cisjord�nia, Eritreia, Togo, Col�mbia e Belarus na lista dos piores lugares para se ser jornalista.

De referir que muitos jornalistas que d�o a conhecer as not�cias destes lugares, realizaram o �ltimo sacrif�cio; outros est�o na pris�o cumprindo longas condena��es, assinalou Joel Simon, director em exerc�cio do CPJ.

Mas o que interessa � que os seus colegas continuam a enfrentar ofensivas dos governos, viol�ncia f�sica, duras leis de imprensa e o fogo indiscriminado; tudo, para continuarem a oferecer as not�cias aos seus leitores.

Pergunto eu: Para quando um jornalismo livre?

Sem comentários: