quinta-feira, março 11, 2004

Jornalistas mortos em 2003

Jornalistas mortos em 2003


Trinta e seis jornalistas foram mortos no exerc�cio da sua profiss�o em 2003, um ter�o dos quais no Iraque, segundo informa o relat�rio anual do Comit� para a Protec��o dos Jornalistas (CPJ), sedeado em Nova Iorque. No documento, a organiza��o real�a que, quatro dos 13 profissionais mortos no Iraque foram v�timas de disparos efectuados por tropas norte-americanas, por ocasi�o do ataque ao Hotel Palestina em Bagdad, a 8 de Abril.

O balan�o do CPJ � negativo em rela��o ao ano anterior. Em 2002, tinham falecido 19 jornalistas em servi�o. O in�cio do conflito armado no Iraque, em 2003, veio agravar os riscos para os profissionais da Comunica��o Social, mas estes n�o ficaram circunscritos aos palcos de guerra, sentindo-se com especial incid�ncia nas Filipinas, onde se contabilizaram cinco jornalistas assassinados depois de terem desvendado ou criticado casos de corrup��o no seu pa�s, e tamb�m na Col�mbia, com quatro profissionais mortos. Na R�ssia, o chefe de redac��o de um jornal "inc�modo" foi apunhalado ao p� da sua pr�pria casa. Tamb�m no Ir�o, o CPJ relata a morte de uma fotojornalista de origem irano-canadiana, Zahra Kazemi, depois de ter sido presa quando fotografava a pris�o de Teer�o.

O relat�rio do CPJ recorda ainda que, a 31 de Dezembro de 2003 estavam detidos 136 jornalistas no mundo inteiro, com o recorde a ir para a China, onde estavam detidos 39 profissionais da imprensa, seguida por Cuba, com um total de 29 jornalistas condenados a penas de pris�o entre os 14 e os 27 anos, em consequ�ncia da onda de repress�o sobre os dissidentes e a imprensa independente logo no in�cio do ano.

Alguns dados
Entre os 346 profissionais mortos na �ltima d�cada, 51 eram "cameramen", fotojornalistas ou operadores de som e 53 eram rep�rteres de r�dio (17 dos quais de um s� Pa�s, a Col�mbia). Desse total, onze eram de nacionalidade norte-americana.

Os anos mais mort�feros para o jornalismo foram 1994, com 66 profissionais assassinados, 1995 com 51, 2001 com 37 (dos quais 8 no Afeganist�o) e 2003, com 36.

Os pa�ses onde mais jornalistas morreram foram a Arg�lia (51), a R�ssia (30) e a Col�mbia (31).


Dica de P�blico

Sem comentários: